Saber mais sobre Planejamento Tributário Empresarial é de suma importância para empresários pois a vida de empresário nunca é fácil. Entra ano e sai ano, sempre estamos correndo e pagando uma quantidade massiva de impostos. É comum em nossa vida planejar nossas férias, planeja a compra de um imóvel ou até mesmo, planejar constituir uma família.
Mas agora. Quantas vezes você já planejou o futuro da sua empresa?
Neste resumo que é o primeiro de uma sequência de artigos e vídeos, irei abordar sobre a importância de realizar um planejamento tributário, tratando especificamente neste caso, o enquadramento tributário da empresa.
Em que consiste o Planejamento Tributário Empresarial?
Bem, o planejamento tributário empresarial consiste em analisar as operações de sua empresa, suas compras, vendas, folha de pagamento de funcionários, tributos pagos, tudo com o intuito de racionalizar sua operação e lhe gerar economia operacional e redução de custos com impostos.
Neste artigo, irei abordar a necessidade de possivelmente rever o regime tributário da sua empresa.
Com o final do ano próximo, é necessário realizar uma retrospectiva do ano que se passou e com isso, refletir quanto ao futuro de sua empresa no próximo ano. Afinal, será que o Simples Nacional é o melhor regime? Será que não é hora de mudar para o presumido, ou, quem sabe, para o Lucro Real?
Esta dúvida é algo que atormenta uma boa parte dos empresários, pois exige uma análise de uma série de fatores, entre eles:
a) segmento de atividade exercida;
b) predominância da origem das receitas auferidas;
c) natureza das operações realizadas;
d) análise do CFOP das operações realizadas;
e) análise do CNAE para verificar se existem benefícios tributários ativos para sua atividade;
f) conciliação de ativos e passivos;
g) gerenciamento tributário e correta composição do preço final de venda ou fornecimento de serviço.
A resposta de vários destes questionamentos pode ser sanada a partir da análise da contabilidade gerencial de sua empresa. Esta análise consiste basicamente em rever seus números e operações, buscando alternativas sustentáveis e menos onerosas para você, caro empresário!
Partindo desta análise, poderemos então saber se o melhor regime para continuidade de suas atividades é o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
NÃO EXISTE RECEITA DE BOLO! Não existe um regime que é sempre vantajoso para todos os empresários. Se alguém disser sem qualquer análise que o melhor regime para sua empresa é tal regime, sem analisar os números e operações reais da sua empresa, fuja!
O planejamento tributário empresarial é um serviço específico, e, deve ser sempre prestado por um profissional com vasto conhecimento em contabilidade e direito tributário, tudo com o intuito de, por meio de técnicas elisivas, lhe gerar um melhor racionamento tributário.
Não deixe para última hora. Faça um estudo de sua estrutura empresarial e saiba o quanto antes se o seu regime tributário é de fato, o melhor regime tributário para sua empresa. Saia do sufoco com o planejamento inteligente.
Empresários inteligentes, crescem!