Recuperação de impostos. Sua empresa precisa!
A tributação brasileira pode não ser uma das mais pesadas do mundo, porém, é de longe uma das que dá o menor retorno ao contribuinte. A complexidade do sistema tributário sempre coloca o empresário em dúvidas quanto ao recolhimento de seus impostos. A situação é tão gritante que até mesmo contadores e advogados experientes enfrentam dificuldades para resolver algumas soluções pontuais.
A sua empresa se planeja?
O planejamento é de extrema importância para sua empresa. Qual seu regime tributário ideal? Sua empresa está no Simples Nacional? Lucro real ou presumido? Você sabe dizer se algum destes regimes é definitivamente perfeito para sua empresa? A resposta é complexa. Para se apurar o resultado é necessário analisar o enquadramento empresarial do seu empreendimento, entender sua rotina de serviço e o mais importante, analisar pontualmente sua contabilidade.
Um bom planejamento pode lhe gerar bons frutos, como por exemplo, uma operacionalização mais racional de sua empresa, aumento das margens de lucro empurradas por uma queda de tributação decorrente de um planejamento tributário bem estruturado.
Minha empresa já tem um contador! Mas e um advogado?
É culturalmente comum empresas não terem um advogado assessorando suas atividades de forma constante, porém, o contador é regra, até mesmo para apuração de obrigações tributárias acessórias. Sabe o que um advogado pode fazer pela sua empresa? Não? Um advogado acompanhando suas operações lhe trará uma maior confiança em seus negócios. Um advogado especializado na área tributária lhe economizará uma boa quantidade de tributos, considerando que este possui o conhecimento necessário para literalmente surfar nas regras tributárias e lhe trazer o melhor resultado possível para cada cenário.
Estou com várias dívidas fiscais. Não sei como proceder.
Dívidas fiscais estão cada vez mais comuns entre as empresas. As obrigações acessórias tomam o equivalente a quase 3 meses do ano, se for calcular em tempo estimado para apuração de todas elas em um calendário fiscal. É complexo, mas não é impossível. É comum algum imposto passar batido hora ou outra, mas, você tem tomado os cuidados necessários? Sua empresa está com o NCM dos produtos atualizados? Sua empresa trabalha com segregação de receitas? Quantas vezes você já fez o balanço da sua empresa desde quando ela iniciou suas atividades? Tudo isso pode lhe gerar uma gama de dificuldades e, dívidas!
Para lhe dar com o passivo fiscal é necessário um planejamento e o acompanhamento de um profissional qualificado da área. Parcelamentos nem sempre são a solução. Talvez seja necessário explorar a origem de suas dívidas, questionar multas, analisar juros de incidência do crédito, analisar a forma sob o qual o crédito foi constituído -, tudo com o intuito de lhe auxiliar a gerenciar suas dívidas fiscais e, evitá-las.
Como recuperar meus impostos?
Conforme já dito, a tributação brasileira é uma das mais complexas. Diariamente dezenas de legislações tributárias são lançadas, modificadas ou extintas. É aí que surge a possibilidade de recuperar valores pagos de forma indevida, ou, ainda, a mais do que deveriam ser pagos. Sua empresa já realizou alguma recuperação de crédito? Não? O que está esperando para saber se você está pagando a mais, ou, melhor, se pode economizar.
Para isso é necessária a intervenção de um profissional especializado, com uma equipe qualificada e sistemas tecnológicos de ponta. Tudo para apurar o mais rápido possível e, com a menor chance de erros, os impostos que sua empresa tem a restituir. Sua empresa está no Simples Nacional? Há teses para recuperação. Sua empresa está no lucro real ou presumido? Também há teses para você.
Tudo é questão de busca de soluções. E você? Está pronto para buscar a melhor solução para sua empresa?