Vamos falar sobre Economia para Clínicas Médicas?
Este artigo é voltado para você, cliente, internauta que é médico, ou, possui uma clínica médica – sem maiores delongas, você já pensou em economizar? Se a resposta for positiva, leia as dicas resumidas a seguir para te ajudar nessa empreitada.
PRIMEIRA DICA – ESCOLHA O REGIME SOCIETÁRIO DA SUA CLÍNICA
Pouco tempo após, se você quisesse abrir uma empresa, deveria escolher entre ser uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), uma LTDA (Limitada) ou uma Micro Empresa Individual – se você em algum tempo optou por uma LTDA, com certeza, deve ter colocado a esposa, primo, irmão, filhos como sócios para obter a proteção e segurança de uma empresa limitada, contudo, atualmente isso passou.
Em 2019 foi publicada a Lei Federal nº. 13.874/2019 (Lei de Liberdade Econômica), que estabelecia entre vários pontos relevantes, uma nova possibilidade de constituição de uma sociedade empresária – foi criada a possibilidade de haver uma “Sociedade” de uma “Única Pessoa”.
Você não leu errado.
Trata-se da criação de uma nova categoria empresarial, sendo esta a Sociedade Limitada Unipessoal. Esta modalidade te dá os mesmos benefícios que uma sociedade limitada, ou seja, a proteção patrimonial para sua pessoa física e, ao mesmo tempo, te dá a flexibilidade de atuar como Administrador de sua sociedade, sem a necessidade de depender de terceiros para realizar algumas alterações contratuais em sua empresa.
Se você atua de forma individual e, não possui necessidade de vários sócios, ou ainda, não quer operar como uma EIRELI ou uma MEI, você tem a possibilidade de utilizar a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) ao seu favor.
SEGUNDA DICA – ESCOLHA O REGIME TRIBUTÁRIO PARA SUA CLÍNICA
O regime tributário mais famoso é o “Simples Nacional” – que de simples, em essência talvez não tenha nada. Ele se mostra como sendo fácil de gerenciar e com uma apuração tributária simplificada, contudo, ele esconde algumas armadilhas bem sinistras se você não prestar atenção.
Quer um exemplo simples? Você, médico, abre uma clínica e opta pelo Simples Nacional. Fique atento, possivelmente sua clínica irá entrar de cara no Anexo V do Simples Nacional – sabe o que isso quer dizer? Quer dizer que de cara, você estará no último anexo de tributação com as maiores alíquotas.
Doutro modo, é importante olhar o “Fator R” da sua empresa – aqui vai uma dica de contador e tributarista. Este fator é o cálculo utilizado para saber em qual Anexo do Simples Nacional sua empresa se enquadra.
Caso seu “Fator “seja superior a 28% (vinte e oito por cento) sua clínica poderá ser enquadrada no Anexo III, ou seja, uma tributação menor.
Mas, como vou saber o “Fator R” da minha empresa? É simples, clica ali no botão de “Whatsapp” do meu site que eu te conto (rsrs).
Muitas clínicas atualmente, estão optando pelo Regime de Lucro Presumido, especialmente as clínicas que executem exames para seus pacientes. Há técnicas tributárias acuradas para reduzir a base de cálculo dos impostos cruéis do LP, tal qual a CSLL e o IRPJ. Claro, para que haja esse enquadramento e redução, são necessários alguns requisitos importantes, entre eles a premissa que tal redução, somente se aplicará às receitas tributárias derivadas de exames realizados, excluindo-se as consultas.
TERCEIRA DICA – TENTE OPTAR PELO ISS FIXO PARA SUA ATIVIDADE
Você, médico por diversas vezes já deve ter se incomodado com o famigerado ISS (Imposto Sobre Serviços). Este imposto incide sempre que você emite uma nota fiscal ao seu paciente, contudo, sabia que é possível reduzir este encargo? No Simples Nacional, a alíquota do ISS é recolhida “por dentro”, isso significa, que a base de cálculo incidirá sobre seu faturamento bruto.
Imagina se você pudesse pagar um valor fixo de ISS? Isso é possível e te digo mais, você pode obter uma redução monstruosa com pagamento deste imposto, só por optar pela forma fixa de tributação.
Acredito que se você leu até aqui, deve estar curioso e faminto por mais informações para aprimorar seu negócio.
Que tal conversar conosco e planejar o futuro da sua empresa?